Receita de Batata Doce Caramelizada: Cristalizada, Amanteigada

fevereiro 17, 2021 / Dicas de suplementação, Nutrição
Receita de Batata Doce Caramelizada: Cristalizada, Amanteigada

Deixe-me mostrar a você como fazer o meu lado favorito do Dia de Ação de Graças: Receita de Batata Doce Caramelizada cristalizada! Eles são macios, amanteigados, extra picantes, caramelizados e doces.

Eu adoro especialmente este acompanhamento de Ação de Graças porque você pode preparar os elementos desta receita com antecedência E comprar os ingredientes com antecedência também.

Sempre meu prato favorito do Dia de Ação de Graças, essas clássicas Receita de Batata Doce Caramelizada  aparecem todos os anos em nossa mesa de festas. (Estou surpreso por não ter compartilhado a receita com você antes – essas são as melhores).

Na verdade, nós os amamos tanto que não limitamos esta receita a apenas uma vez por ano. Eu adoro isso no Natal, na Páscoa ou em uma noite qualquer de domingo ao longo do ano. Eles são cheios de sabor e no que diz respeito aos acompanhamentos do Dia de Ação de Graças, eles são REALMENTE fáceis.

 

Esta Receita de Batata Doce Caramelizada é:

  • Macia e amanteigada
  • Caramelizado nas bordas
  • Totalmente repleto de sabores: baunilha, açúcar mascavo, bordo, canela e gengibre
  • Ainda melhor com raspas de laranja, alecrim e sal marinho
  • Seu novo prato favorito de Ação de Graças também

Também agradeço que você não precise pré-cozinhar as batatas-doces. Ao contrário da batata-doce cozida, onde você ferve e amasse as batatas, esta receita de Receita de Batata Doce Caramelizada  precisa apenas de fatias grossas de batatas descascadas. Fácil, certo?

E a melhor parte de todas? Você pode comprar todos os ingredientes AGORA para não ter pressa na semana de Ação de Graças.

Leia mais – Saiba tudo sobre Beta Glucana de Levedura: Imunidade

 

Como fazer Receita de Batata Doce Caramelizada 

Deixe-me analisar rapidamente as etapas antes de deixá-los com a receita.

Pegue suas batatas-doces. Você precisa de 1,8 quilos, cerca de 5 ou 6 batatas-doces médias. Procure batatas-doces com casca avermelhada/acobreada, macia e firme. Guarde em local fresco e seco até a hora de usar.

Descasque e corte as batatas-doces. Quando estiver pronto para fazer este prato, descasque as batatas e corte em fatias de 1/2 polegada. A espessura das fatias é importante porque (1) qualquer menor e as fatias cozinharão demais e (2) qualquer maior e as fatias cozerão mal. Coloque as fatias de batata em uma caçarola grande e misture com sal.

Faça o molho. Coloque todos os ingredientes do molho em uma panela, ferva por 2 minutos e junte o extrato de baunilha. O extrato de baunilha é uma adição recente (e bem-vinda) à nossa receita familiar porque adiciona muito sabor. Espere até sentir o cheiro do molho para mexer na baunilha – você já saberá que está fazendo algo delicioso!

Despeje sobre a batata-doce. Despeje o molho sobre as batatas e misture tudo de forma que o molho cubra todas as fatias por igual.

Asse por 1 hora. Pare e mexa as batatas-doces a cada 20 minutos para garantir que o molho caramelize em cada batata.

Saiba mais – Quais Alimentos tem Gluten: Alternativas, Doença Celíaca

 

Fazendo o molho da Receita de Batata Doce Caramelizada

Fazendo o molho da Receita de Batata Doce Caramelizada

Fazendo o molho da Receita de Batata Doce Caramelizada.

 

Essas batatas-doces não seriam nada sem o molho mágico. Uma receita que temos aprimorado e aperfeiçoado ao longo dos anos, a combinação de ingredientes é a perfeição.

Aqui estão os ingredientes de que você precisa:

Manteiga: A manteiga é a base do molho. (E, honestamente, por que é tão bom!)

Água: Algumas colheres de sopa de água ajudam a liquidificar o molho – fica muito grosso sem ele.

Açúcar mascavo: Cite um ingrediente mais adequado para batata-doce!

Xarope de bordo: O xarope de bordo puro adiciona um sabor incomparável a este prato de Ação de Graças. A receita fica boa sem ele, mas ainda melhor com a adição. Pule o “xarope do café da manhã” e pegue o bordo puro.

Canela, noz-moscada e gengibre: Este prato inclui os temperos aquecedores favoritos da estação. O gengibre adiciona uma explosão de sabor brilhante.

Extrato de baunilha: Novamente, o extrato de baunilha é uma adição bem-vinda. Mexa no molho depois de retirar a panela do fogo.

O molho fica mais fino ao assar devido ao conteúdo de água nas batatas, mas engrossa rapidamente à medida que esfria.

Grosso ou fino, você vai querer engolir esse molho com um canudo. Além disso, tem um gosto fantástico com aqueles outros pratos de Ação de Graças no seu prato também!

Relacionado – 20 Receitas com Banana Prata: Pão de banana, Doce de banana, Torta e Sorvete

 

Toques finais para Receita de Batata Doce Caramelizada

Toques finais para Receita de Batata Doce Caramelizada

 

Quando fiz essa Receita de Batata Doce Caramelizada no início deste mês, adicionei raspas de laranja ao molho. Isso é totalmente opcional, mas acrescentou um elemento de FRESCO a todo o prato. Da mesma forma, adicionar alecrim picado fresco ou seco após o prato ser assado é igualmente refrescante. E para equilibrar o doce, adoro uma pitada de sal marinho por cima.

Este prato tem de tudo: doce, salgado, fresco, amanteigado, picante, macio e caramelizado. Não fica muito melhor do que isso!

Tempo de preparação: 15 minutos

Tempo de cozimento: 1 hora

Tempo total: 1 hora, 25 minutos

Rendimento: Serve 8-10

Relacionado – 9 Tipos de Dietas – Como Funcionam e Prós e Contras

 

Mais pratos favoritos do Dia de Ação de Graças:

  • Pão de milho
  • Caçarola de feijão verde (do zero)
  • Biscoitos
  • Molho de cranberry favorito
  • Recheio de Salsicha e Maçã
  • Caçarola de batata doce (cobertura crocante de noz-pecã!)
  • Rolinhos de Jantar
  • Recheio de broa

 

Instruções

  • Descasque e corte as batatas-doces em fatias de 1/2 polegada de espessura. Coloque em uma assadeira untada de 23 x 33 cm ou outra assadeira de 3 litros. Polvilhe sal por cima e misture bem. Eu só uso spray antiaderente para engraxar.
  • Pré-aqueça o forno a 375 ° F (191 ° C).
  • Faça o molho: Corte a manteiga ao meio. (Ajuda a derreter mais facilmente) Misture toda a manteiga, água, xarope de bordo, açúcar mascavo, canela, noz-moscada e gengibre em uma panela média em fogo médio.

Cozinhe e mexa até a manteiga derreter. Pare de mexer e deixe ferver suavemente. Ferva por 2 minutos sem mexer. Retire o molho do fogo e junte o extrato de baunilha. (E raspas de laranja, se estiver usando.)

  • Despeje o molho sobre as batatas e misture bem.
  • Asse por 1 hora, parando e mexendo as batatas-doces a cada 20 minutos. Após os primeiros 20 minutos, cubro o prato com papel alumínio para que as batatas assem por igual.
  • Retire do forno, polvilhe com alecrim e sal marinho (se usar) e deixe esfriar descoberto por 10 minutos antes de servir. O molho sai fino do forno, mas engrossa à medida que esfria.
  • Cubra e guarde as sobras na geladeira por até 1 semana. O molho ficará espesso após a refrigeração, mas dilui conforme você aquece as sobras. Simplesmente aqueça no microondas.

Notas

Dica para fazer com antecedência: Você pode descascar e fatiar as batatas-doces com 1 dia de antecedência. Cubra e guarde na geladeira durante a noite. Você pode preparar o molho no fogão (passo 3) 1-2 dias antes do tempo.

Cubra e guarde na geladeira até a hora de usar. Reaqueça no fogão ou no micro-ondas até ficar fino e líquido, depois continue com a etapa 4. O prato pode ser congelado por até 3 meses. Descongele na geladeira, cubra com papel alumínio e aqueça em um forno a 177 graus Celsius  por 25 minutos ou até aquecer todo.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*