Como Identificar os 7 Sintomas de Vermes Intestinais?

fevereiro 20, 2021 / Medicina
Como Identificar os 7 Sintomas de Vermes Intestinais?

Os sintomas de vermes intestinais, ou vermes parasitas, são organismos simples que se alimentam do corpo humano. Muitas pessoas reconhecem as variedades mais comuns, mas podem estar menos atentas às outras.

Os sintomas de vermes intestinais podem gerar no corpo, alguns dos quais são semelhantes aos sintomas de outros distúrbios intestinais. Um diagnóstico rápido e completo é fundamental em cada caso para evitar complicações.

Os médicos podem usar medicamentos antiparasitários ou outros tratamentos para ajudar a se livrar dos vermes. Embora os vermes intestinais possam parecer assustadores, no geral todos responde bem ao tratamento.

Neste artigo, examinamos os diferentes tipos de verme intestinal e os sintomas de vermes intestinais que eles podem causar. Também examinamos como as pessoas podem pegar vermes intestinais e o que o tratamento envolve.

 

Sintomas de vermes intestinais

Cada espécie de verme intestinal é capaz de causar sintomas diferentes, e os sintomas também podem variar de pessoa para pessoa.

No entanto, alguns sinais e sintomas comuns de vermes intestinais incluem:

  • Perda de apetite
  • Fadiga
  • Dor abdominal
  • Inchaço
  • Náusea
  • Perda de peso
  • Uma dor de estômago

Em alguns casos, a pessoa pode começar a passar segmentos do verme intestinal nas fezes.

Em casos mais raros, o verme intestinal pode causar bloqueios graves no intestino, tornando difícil para a pessoa evacuar.

Relacionado – Sintomas de Vermes em Pessoas: Diagnostico, tratamento e como você evita!

 

Tipos de verme e como eles entram no corpo

sintomas de vermes intestinais e os tipos

 

Existem muitos tipos diferentes de verme intestinal que podem afetar as pessoas. Abaixo, veremos alguns deles com mais detalhes.

Tênia

A tênia é um tipo de verme que vive no intestino, onde se fixa à parede intestinal.

Existem alguns tipos diferentes de tênia. Algumas tênias vivem na água e beber água impura pode permitir que entrem no corpo. Outras tênias vivem em carnes, como bovina ou suína, e a ingestão de carnes sujas ou cruas pode expor a pessoa a elas.

As tênias são planas e tendem a ser longas, geralmente entre três e dez metros.

Saiba mais – Entenda porque dormir pouco engorda: 4 horas de sono

 

Ancilostomíase

A ancilostomíase é um verme que geralmente entra no corpo de uma pessoa através de um solo pouco higiênico. O nome do verme descreve a maneira como uma extremidade de seu corpo se afila em forma de agulha ou gancho.

O CDC afirma que, segundo estimativas, 576 a 740 milhões de pessoas no mundo têm infecção por ancilóstomo.

Os ancilóstomos ocupam espaço no intestino delgado, onde depositam os ovos, que saem do corpo pelas fezes.

Quando os ovos eclodem, as larvas podem potencialmente entrar pela pele de outra pessoa. As pessoas correm risco se entrarem em contato com a matéria fecal ou com solo contendo fezes contaminadas como fertilizante.

A maioria das pessoas com ancilostomíase não apresenta sintomas. Algumas pessoas podem apresentar sintomas gastrointestinais típicos, e isso pode ser mais comum com infecções iniciais.

 

Fluke – Helminth

Podem ser mais comuns em animais, embora os humanos também possam contrair esses vermes parasitas.

Solhas são pequenas e têm forma de folha arredondada. Os humanos os contraem ao comer ou ingerir acidentalmente, seja na água potável ou em plantas de água doce, como o agrião.

Uma vez dentro do corpo, vermes adultos ocupam os dutos biliares e o fígado.

Algumas pessoas não apresentam sintomas de vermes intestinais, mas outras podem apresentar sintomas meses ou mesmo anos após a ingestão do parasita pela primeira vez. Essas pessoas podem apresentar inflamação dos dutos biliares ou bloqueios completos.

Eles podem ter um fígado anormalmente grande ou leituras incomuns em um teste de fígado.

Leia também – 9 Motivos sobre o que causa estrias e 5 Tratamentos caseiros

 

Ascaridíase

A ascaríase é semelhante à ancilostomíase, embora só possua alguns centímetros. Ele vive em solo contaminado, por isso só entra no corpo quando as pessoas ingerem os ovos. Dentro do corpo, esse verme vive nos intestinos.

Pessoas com infecção por ascaríase geralmente apresentam poucos ou nenhum sintoma. No entanto, infecções graves podem causar bloqueios intestinais ou prejudicar o crescimento em crianças.

 

Triquinella

Os vermes da triquinela são outro tipo de lombriga que pode passar para os humanos que comem carnes cruas ou mal cozidas que contêm as larvas vivas. As larvas crescem então nos intestinos.

Ao atingir seu tamanho normal, os vermes Trichinella podem deixar o intestino e viver em outros tecidos, como os músculos.

Os sintomas variam com uma infecção por triquinose. Além dos sintomas gastrointestinais comuns, algumas pessoas podem apresentar:

  • Arrepios
  • Dores musculares
  • Dores nas articulações
  • Inchaço do rosto ou olhos

Infecções graves podem causar problemas respiratórios ou cardíacos ou dificultar a movimentação da pessoa. Casos muito graves podem levar à morte.

Saiba mais – O que é Melatonina? Conheça tudo sobre o hormônio do sono!

 

Fatores de risco

sintomas de vermes intestinais e risco

sintomas de vermes intestinais e risco.

 

Como observa um estudo de 2016, mais de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo têm infecção e sintomas de vermes intestinais.

A grande maioria dessas infecções ocorre em países em desenvolvimento, onde o saneamento é precário. No entanto, vermes intestinais ainda são possíveis em áreas desenvolvidas.

Algumas pessoas correm maior risco de contrair um verme intestinal. Essas pessoas incluem aquelas com um sistema imunológico enfraquecido, como idosos e pessoas que vivem com HIV.

A gravidez não aumenta o risco de contrair vermes intestinais, mas eles podem representar um risco mais significativo para a saúde de pessoas grávidas. Alguns medicamentos antiparasitários podem não ser seguros durante a gravidez.

Qualquer pessoa grávida e com verme intestinal deve conversar com o médico durante o tratamento.

 

Complicações

Os vermes intestinais podem aumentar o risco de certos problemas de saúde no corpo. Alguns vermes intestinais podem dificultar a absorção de proteínas pelo corpo ou causar perda de sangue e ferro, o que pode levar à anemia .

Eles afetam a capacidade de uma pessoa de passar alimentos pelos intestinos. Esse problema pode levar a uma interrupção intestinal, que requer tratamento imediato.

Alguns tipos de verme intestinal também podem causar cisticercose humana, que é uma doença potencialmente grave que pode causar danos aos olhos e causar convulsões.

Leia também – 8 Dicas numa Reeducação Alimentar Como Começar!

 

Removendo 

Alguns vermes comuns, como os oxiúros, não causam muitos danos. Na maioria dos casos, um tratamento pode ajudar a esclarecer o problema.

No entanto, qualquer pessoa que suspeite de sintomas de vermes intestinais deve consultar um médico o mais rápido possível para um diagnóstico e tratamento. A maioria das pessoas responde bem ao tratamento.

 

 

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*